FMI aprova desembolso de 60,7 milhões de dólares para programas de assistência em Moçambique

DESTAQUE ECONOMIA

O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu, na segunda-feira, 08 de Janeiro, a terceira revisão do programa de empréstimos trienais de Moçambique, permitindo um desembolso imediato de cerca de 60,7 milhões de dólares para o apoio orçamental.

A revisão, de acordo com o FMI, eleva os desembolsos totais do programa de Facilidade de Crédito Estendido de 456 milhões dólares aprovados em 2022 para cerca de 273 milhões.

“O desempenho do programa tem sido satisfatório”, refere o Fundo Monetário Internacional através de um comunicado num comunicado para posteriormente acrescentar que as pressões inflacionistas diminuíram acentuadamente e a recuperação económica está a acelerar.

Através do acordo de três anos rubricado com o Governo moçambicano, o FMI visa apoiar a recuperação económica e políticas para reduzir a dívida pública e as vulnerabilidades de financiamento, criando simultaneamente espaço para investimentos públicos em capital humano, adaptação climática e infra-estruturas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *