Chume diz que situação em Cabo Delgado está estável apesar das incursões dos insurgentes

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Nos últimos dias, os terroristas protagonizaram uma série de ataques em vários distritos da província de Cabo Delgado. Apesar do clima de instabilidade que se vive naquela parcela do país, o ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, considera que a situação está estável.

Disparou o número dos deslocados internos na sequência de uma onda de ataques dos grupos armado desde Dezembro do ano passado. Mesmo com o clima do medo que se instalou em vários distritos da província de Cabo Delgado, o titular do pelouro da Defesa Nacional vinca que a situação está estável.

“De ponto de vista da situação partilhamos com os membros da União Europeia que a situação na província de Cabo Delgado continua estável não obstante as últimas ocorrências do sul de Cabo Delgado. Como se sabe, algumas aldeias nos distritos de Quissanga, Metuge, Ancuabe e Chiúre sofreram alguns ataques que originaram o deslocamento da população mais a sul para a província de Nampula e também para outros distritos de Cabo Delgado, mas que ainda continuava o cometimento por parte das Forças de Defesa e Segurança e seus parceiros em aniquilar e combater o terrorismo na província de Cabo Delgado”, declarou Cristóvão Chume.

Por outro lado, Chume reconheceu que os ataques dos insurgentes vão continuar, mas garantiu que a missão das FDS é de negar que o terrorismo volte a florescer não só na província de Cabo Delgado mas também em todo território nacional”

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *