População alimenta-se de raízes e tubérculos em Mazeze

DESTAQUE SOCIEDADE

O distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado foi, recentemente, atacado pelos terroristas e o Posto Administrativo de Mazeze foi um dos mais afectados. Actualmente, a população alimenta-se de raízes e tubérculos por falta de alimentos.

O terrorismo aumentou a situação de vulnerabilidade em Mazeze, distrito de Chiúre. Na sequência da última incursão dos grupos armados, a população perdeu os seus mantimentos.

De acordo com fontes do Evidências naquele ponto da província de Cabo Delgado, actualmente, para matar a fome a população recorre a raízes e tubérculos, sendo que o facto foi confirmado pela administradora de Mazeze que referiu que os insurgentes queimaram os celeiros da população.

“Neste momento aqui a população vive de raízes. Fome existe porque algumas pessoas perderam sua comida porque foram queimados os celeiros onde havia comida. Mas na algum momento a maçaroca já está a ficar pronta o amendoim está a ficar pronto, estás culturas verdes já estão a ficar prontas. Oque não existe lá é a mandioca seca que já foi queimada, o milho do ano passado que já foi queimado a ervilha do ano passado que já foi queimada o feijão que não existe que já queimaram. Oque está a alimentar fome naquela comunidade”, disse Tunia citada pela Zumbo FM.

Refira-se que esta situação acontece numa altura em as organizações que prestam apoio aos deslocados vieram ao terreno referir que estão com escassez de fundos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *