Nyusi na pele de futurologista: “já prevíamos” o ataque (em Macomia)

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Os terroristas atacaram na madrugada de sexta-feira, 10 de Maio, a vila de Macomia, mas encontraram uma pronta resposta das Forças de Defesa e Segurança. Relativamente a frustrada emboscada dos grupos armados, o Presidente da República, Filipe Nyusi, mesmo sem bola de cristal, referiu que “já prevíamos” o ataque.

De acordo com o Chefe de Estado, por sinal Comandante-Chefe das Forças Armadas e Defesa de Moçambique, a pronta reação das tropas que se encontram na linha da frente no combate ao terrorismo naquele ponto da província de Cabo Delgado mostra que já era previsível o ataque.

“As forças estão a responder positivamente, já prevíamos [o ataque]. É verdade que é uma zona ocupada por nossos irmãos que nos apoiam, já em retirada, mas os que estão no terreno são moçambicanos. Talvez possa haver um reforço porque ainda estão de saída. Espero que consigamos nos organizar melhor, porque em tempos de transição resulta nisso”, disse Filipe Nyusi.

O Presidente da República revelou, por outro lado, que por duas ocasiões as Forças de Defesa e Segurança abortaram as aspirações dos grupos armados de tomar a Vila de Macomia.

“Encontraram uma resistência muito forte. Durou quase 45 minutos com os meus jovens. Eles retiram-se. Acho que se organizaram mais um bocadinho e 50 minutos depois, voltaram” disse Nyusi para posteriormente referir que ainda mantem contacto com as forças que estão no terreno.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *