Quilogrma de algodão caroço baixa de 33 para 30 meticais, mas Governo vai subsidiar cinco meticais aos produtores

DESPORTO ECONOMIA SOCIEDADE

Um quilograma de algodão caroço custava por quilo 33 meticais na campanha agrícola 2022/2023. No entanto, na presente campanha, vai reduzir três meticais, passando para 30 meticais, sendo que o Governo vai conceder um subsidio de cinco meticais aos produtores.

Durante as negociações do preço mínimo do algodão caroço, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, disse que a redução visa ajudar os produtores.

“Esta estabilização de preços vai tocar cerca de 100 mil famílias, que vão ter seu rendimento estabilizado num ano de produção e também é um inceptivo para que o algodão continue sendo a cultura de confiança” frisou Celso Correia, destacando que a nova taxa foi aprovada pelo Conselho de Ministros.

Quem ficou feliz com o novo preço foi o Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA), uma vez que o Instituto de Algodão trazia uma proposta de 25 meticais por quilograma.

“Para termos muito algodão é preciso de sistema de mecanização, por isso, colocamos a proposta de 30 meticais sendo assim 22 meticais para algodão de segunda sete meticais taxa de descaroçamento” disse Benison Simoco, presidente do FONPA. (Esneta Marrove)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *