Estado Islâmico matou 29 pessoas em Moçambique no primeiro semestre de 2024 – revela estudo

DESTAQUE SOCIEDADE

O mais recente estudo do Instituto de Pesquisa de Mídia do Médio Oriente coloca Moçambique na terceira posição na lista dos países africanos mais atingidos pelos ataques do Estado Islâmico entre Janeiro e Junho do ano em curso. No período em alusão, os terroristas mataram 698 pessoas no continente africano, das quais 29 em Moçambique.

Segundo o estudo intitulado “O Estado Islâmico e a Perseguição aos Cristãos na África”, Moçambique ocupa a terceira posição dos países africanos que foram atacados pelos grupos armados no primeiro semestre de 2024.

 “Os países mais afectados pelo Estado Islâmico de Janeiro a Junho tem sido a Nigéria, República Democrática de Congo (RDC), Moçambique, Camarões e Mali, onde o grupo terrorista atua por meio de várias divisões”, lê-se tornado público Instituto de Pesquisa de Mídia do Médio Oriente.

O documento que temos vindo a citar aponta, por outro lado, que entre Janeiro e Junho o Estado Islâmico matou cerca de 698 pessoas no continente africano, sendo que Nigéria e Republica Democrática de Congo foram os países que registaram maior número de baixas.

No que diz respeito aos ataques dos insurgentes na província de Cabo Delgado, o estudo aponta que os terroristas mataram 29 cristãos, dos quis cinco por decapitação, incendiaram 939 casas e destruíram, para além de 12 escolas, 21 igrejas.

Para o Instituto de Pesquisa de Mídia do Médio Oriente “esse número (de mortos) ilustra a gravidade da situação e a brutalidade dos métodos empregados pelo grupo, uma vez que, entre essas vítimas, 319 foram decapitadas e 379 mortas a tiros”.

Facebook Comments

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *