Enquanto as outras forças políticas estão a pisar no acelerador na maratona da caça ao voto, seis partidos, nomeadamente, PAREDE, PUN, CDU, ADEMO, PADELIMO e PRDS, ainda não receberam o “confirmado” da Comissão Nacional de Eleições para a campanha eleitoral.
A plataforma de observação Sala da Paz revelou que 31 partidos e o candidato “independente” aa Presidência da República, Venâncio Mondlane, já receberam 50% dos fundos para efeitos de campanha eleitoral.
Entretanto, quando se caminha a passos largos do término da maratona da caça ao voto, o Partido de Reconciliação Democrática (PAREDE), Partido de Unidade Nacional (PUN), Congresso dos Democratas Unidos (CDU), Associação dos Deficientes de Moçambique (ADEMO), Partido Democrático para a Libertação de Moçambique (PADELIMO) e Partido Renovador Democrático (PRDS) ainda não viram a cor do dinheiro.
Aliás, àquela organização da sociedade civil iliba a Comissão Nacional de Eleições, visto que revelou que as seis formações políticas ainda não receberam os fundos devido às dificuldades enfrentadas nos detalhes financeiros tais como: libertação da Quota Financeira pelo Tesouro e regularização do Número de Identificação Tributária.
A plataforma Sala da Paz, observa ainda que alguns dos seis partidos que ainda não receberam fundos submeteram, recentemente, a documentação na CNE.
“Entretanto, dados mais recentes indicam que, até ao dia 7 de Setembro, ainda havia dois concorrentes que não haviam recebido a primeira tranche dos fundos do Estado para o financiamento de campanha, nomeadamente, ADEMO que submeteu recentemente a sua documentação e PRDS que ainda não submeteu nenhuma documentação”, Lê-se no informe da Sala da Paz.
Facebook Comments