Decorreu entre os dias 10 e 13 de Agosto do ano corrente, na capital Angolana, Luanda, o quarto Desafio de Inovação do Centro de Liderança da África Austral ( YALI – Regional Leadership Center Southern Africa), organização que funciona em parceria com a UNISA, USAID e Mastercard Foundation.
O encontro que contou com a participação de 20 jovens líderes inovadores em representação de Angola e Moçambique tinha por objectivo dotar os presentes de técnicas de resolução de problemas, design de soluções e provisão de insights sobre as necessidades e perspectivas de seu público-alvo.
Parte integrante do grupo moçambicano presente no evento, a Associação Voninga, uma organização de base comunitária sedeada na vila autárquica da Manhiça, na província de Maputo, foi desafiada a partilhar a sua experiência no processo de educação vocacional, mentoria e uso de plataformas digitais na educação.
“Precisamos expor os alunos do ensino secundário nas zonas recônditas aos recursos que, muitas vezes são considerados menos importantes mas constituem um grande factor de desvantagem no que diz respeito a continuidade de estudos terciários. As comunidades precisam de jovens capacitados. ” Refereiu Dário Macucule, representante da Voninga.
O projecto Voninga Educação já abrangeu até ao momento mais de 300 alunos da 10ª a 12ª classes de quatro escolas de igual número de distritos na província de Maputo. Parte destes alunos beneficiou-se de testes de aptidão vocacional gratuitos administrados pelo renomado psicólogo clínico Hachimo Chagane, experimentado em matérias de orientação vocacional.
Paralelamente aos seminários realizados nas escolas, a Voninga promove igualmente a interacção entre alunos e mentores, fornece material de estudos alternativo e divulga informações sobre oportunidades tais como de bolsas de estudos, concursos e intercâmbios, através do Portal Voninga, que pode ser acedido na internet em www.voninga.co.mz.
Facebook Comments