Chume desmente presença de tropas ruandesas em Maputo

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Na qualidade de representante do Governo, o ministro da Defesa Nacional, Cristovão Chume, jurou de pês juntos que informações que dão conta da chegada de militares ruandeses com o objectivo de auxiliar a Forças de Defesa a conter os ânimos durante as manifestações em protesto contra os resultados das Eleições Gerais, Legislativas e das Assembleias Provinciais de 9 de Outubro.

No entender do pelouro de Defesa, as informações postas a circular, sobretudo nas redes sociais e em alguma imprensa, não são verídicas.

“A presente actuação neste ambiente de tensão política, em todo o território nacional, é feita exclusivamente pelas forças de defesa e segurança de Moçambique, sem nenhum apoio de forças estrangeiras, em particular as forças de segurança do Ruanda. Este é o nosso assunto e devemos resolver em concórdia entre nós moçambicanos”, declarou Cristovão Chume.

Se por um lado, Chume jurou de pés juntos que não chegaram militares ruandeses na Cidade e Província de Maputo. Por outro, revelou que os militares nacionais poderão entrar em cena para travar manifestações violentas:

“Se o escalar da violência continuar não se coloca outra alternativa senão mudarmos a posição das forças no terreno e colocarmos as forças armadas a protegerem aquilo que são os fins do Estado

Facebook Comments