O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) alerta que, o Ciclone Tropical Chido poderá afectar as zonas norte e centro do País, a partir de sábado, 14 de Dezembro.
De acordo com um a nota de imprensa do INAM que o Evidências teve acesso, o sistema tropical intensificou-se e passou a categoria de ciclone tropical de categoria 3, o terceiro mais elevado numa escala de 1 a 5.
As projecções actualizadas indicam que o ciclone continua “a intensificar-se”, podendo, desta forma, “começar a afectar as regiões costeira e continental de Madagáscar”, a partir de sexta-feira.
“As projecções indicam ainda que, há fortes possibilidades do sistema meteorológico atravessar a região norte de Madagáscar e entrar para o canal de Moçambique a partir do dia 14/12/2024, podendo afectar as regiões norte e parte do centro”, lê-se no comunicado.
Diante deste fenómeno, o INAM assegurou que “continua a monitorar o comportamento do ciclone Tropical Chido apelando que a população continue atenta à informação meteorológica e aos avisos difundidos pelas autoridades competentes”.
Vale salientar que Moçambique é um dos países mais afectados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril, segundo o INAM.
Facebook Comments