O ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Mateus Saize, revelou, na terça- feira, 04 de Fevereiro, que há pessoas que fazem de manifestantes com o objectivo de invadir estabelecimentos penitenciários e libertar os reclusos.
Durante a onda das manifestações em protesto contra os resultados eleitorais alguns reclusos foram restituídos à liberdade na sequência da invasão dos estabelecimentos prisionais um pouco por todo o País.
Durante a abertura de um curso para oficiais de justiça e assistentes de justiça em Chimoio que o titular do pelouro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos referiu que desconhece os planos dos indivíduos que participam das manifestações com o propósito de libertar os presos.
“Neste momento nao são fugas de reclusos, são pessoas mal intencionadas que se passam de manifestantes e que vão aos estabelecimentos penitenciários e libertar as pessoas. Como Governo, não sei qual é o móbil concreto (…), a menos que tenham planos concretos com estes que vão libertar, mas o movimento de ir buscar pessoas nas cadeias é grande a nível nacional”, declarou Mateus Saize, à margem da abertura de um curso para oficiais de justiça e assistentes de justiça em Chimoio, província de Manica.
Saize garantiu, por outro lado, que as autoridades da lei e ordem estão a envidar esforços para capturar os reclusos que ainda estão a monte.
“Com relação aos evadidos das nossas celas, há um trabalho intenso que está sendo feito pelas instituições relevantes no sentido de recuperar aqueles que ainda estão à monte. Todos os dias temos relatos de manifestantes que correm para as penitenciárias para tirar os seus comparsas e temos relatos de estabelecimentos a reportarem a recaptura de muitos deles”.

Facebook Comments