O governo moçambicano, por meio da ministra das Finanças, Carla Louveira, assegurou nesta quarta-feira (26/03), em Maputo, que as dívidas referentes às horas extraordinárias dos profissionais da Saúde e Educação já foram pagas.
Louveira afirmou que, apesar desse avanço, ainda há algumas pendências no sector da Saúde devido à falta de documentação em certos casos e à necessidade de um procedimento específico para o pagamento de profissionais estrangeiros.
“No sector da saúde a divida das horas extras já foi paga na íntegra até 2023. No entanto, existem pequenos casos pontuais referentes a 2023 que ainda carecem de validação de dados bancários NUIT e outras informações relacionadas aos funcionários. Além disso há um grupo específico de profissionais estrangeiros cujo pagamento será feito por meio da embaixada para o seu país de origem” disse Louveira.
Vale lembrar que os profissionais da Saúde já haviam ameaçado novas paralisações caso o governo não atendesse suas reivindicações, que incluem melhorias nas condições materiais, financeiras e alimentares.

Facebook Comments