Share this
A Primeira-Dama da República de Moçambique, Gueta Chapo, garantiu, nesta sexta-feira, 13 de Junho, que está a envidar esforços com vista a garantir protetores solares para as pessoas com albinismo em todo o território nacional.
Foi à margem da cerimónia alusiva ao Dia Internacional da Consciencialização sobre a Pessoa com Albinismo que a Esposa do Presidente da República referiu que está a trabalhar para minimizar o sofrimento das pessoas com albinismo.
“Faremos uma viagem em breve para a Espanha, porque é lá onde são produzidos os protetores solares. Lá iremos sentar com as organizações e iremos perceber melhor como é que podemos adquirir o protetor solar para que a nossa população possa ter direito a esses protetores solares e para que esses protetores solares sejam também recebidos nas unidades sanitárias, da mesma forma que os pacientes recebem outros medicamentos de forma gratuita”, disse Gueta Chapo.
O ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Mateus Saize, reconheceu recentemente que ainda há desafios para a protecção dos albinos em Moçambique.
Para mudar o actual cenário, Mateus Saize garantiu que o Governo tem realizado campanhas a nível nacional e internacional para efeitos de conscientização.
“Os albinos continuam a enfrentar desafios significativos em matérias de direitos humanos, incluindo descriminação, exclusão social e graves violações dos seus direitos. O Governo está comprometido em resolver este cenário, realizando campanhas nacionais e internacionais de conscientização”, declarou Saize durante o lançamento da semana de conscientização sobre o Albinismo.

Facebook Comments