Share this
O Presidente da República, Daniel Chapo, destacou esta quinta-feira o papel histórico de Eduardo Mondlane como arquitecto da unidade nacional, sublinhando a importância da sua visão para a coesão do povo moçambicano ao longo das últimas décadas.
Chapo discursava na abertura do simpósio internacional alusivo aos 63 anos da fundação da FRELIMO e aos 50 anos da independência nacional, um evento que juntou académicos, dirigentes e convidados internacionais para reflectir sobre a história e os desafios de Moçambique.
“Esta visão do arquitecto da nossa unidade nacional tem tornado a FRELIMO numa organização aglutinadora das vontades de milhões de moçambicanos, do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico, independentemente da tribo, região, raça ou outros factores de diferenciação”, afirmou o Chefe do Estado.
Daniel Chapo sublinhou que a vitória contra o colonialismo português e a proclamação da independência a 25 de Junho de 1975 foram possíveis graças à unidade nacional, promovida por Eduardo Mondlane e consolidada pela FRELIMO ao longo do tempo.
“O orgulho que sentimos reside no facto de que a visão de Mondlane sobre a unidade nacional continua hoje inabalável. Isto reafirma a justeza dos objectivos da FRELIMO, que expressam de forma genuína a vontade colectiva dos moçambicanos e a razão da sua luta contra o colonialismo e o fascismo”, acrescentou.
O Presidente destacou ainda que a FRELIMO continua a ser “o ponto mais alto de referência na organização do povo moçambicano” desde a luta pela independência até à actualidade, guiando-se por “princípios de coesão, paz e desenvolvimento”.

Facebook Comments