Share this
Sérgio Gago foi oficialmente empossado como o novo presidente da Rotary Club de Maputo, marcando o início de um novo capítulo na organização sem fins lucrativos que trabalha com o objectivo de proporcionar o bem estar para as comunidades mais desfavorecidas. Gago reconheceu os esforços da direcção cessante e, por isso, garantiu que vai dar continuidade ao Projecto 49.
Visivelmente emocionado, Sérgio Gago assumiu que presidir a Rotary Club de Maputo é uma soberana oportunidade para ajudar as pessoas.
“É importante olhar para o lado e dizer, vou partilhar um pouco do que tenho. É oportunidade de ajudar as pessoas para conseguirem crescer, não apenas financeiramente, mas também intelectualmente”, disse para posteriormente revelar que vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo levado a cabo pela anterior direcção, ou seja, o Projecto 49.
“O Rotary é uma organização que está aberta a todos cidadãos, não há ninguém que pode dizer que não quero fazer parte porque sou pobre. As pessoas podem se aproximar, podem estar conosco e são todas elas válidas porque o grande bjectivo do Rotary é o crescimento horizontal, isto eh, eh cresceremos todos moçambicanos na horizontal (…) Vamos dar continuidade ao mandato anterior. Tínhamos bastantes projectos e um deles foi bastante falado que era o projecto 49. É um projecto que foi dividido em três fases em que a primeira foi o ponto de agua, a segunda a horta familiar e a Terceira era a casa de banho melhorada baseada na meritocracia, aqueles que melhor fizerem a sua horta vão ser aqueles serão beneficiados com uma casa de banho”.
Dar seguimento a campanha de vacinação contra a pólio, sempre em colaboração com Governo, através do Ministério da Saúde, consta dos planos da direcção recém – empossada para o ano rotário 2025-2026.
O presidente cessante da Rotary Club de Maputo, Salvador Cossa Júnior, que por sinal faz parte do novo corpo directivo, fez um balanço positivo do seu mandato. No entanto, reconheceu que os desafios ainda são enormes devido às limitações financeiras.
Os desafios são enormes, sabemos como é o nosso país e os desafios continuam. Estamos a implementar o projecto 49 que começou com a disponibilidade da água para 49 famílias, passamos depois para as hortas e neste momento estamos nas casas de banho. Tudo na sua fase porque temos limitações financeiras. Os desafios estão aí, vamos fazer tudo por tudo para minimizar a situação da nossa população
Na qualidade de representante do Governo, o ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, participou do jantar alusivo à passagem de testemunho, que serviu para os membros da Rotary Club de Maputo, parceiros e amigos agradecerem ao presidente Cessante e seu corpo directivo bem como dar as boas-vindas ao presidente eleito e sua direcção para o novo ano rotário 2025-2026.
Discursando no evento realizado no Hotel Polana, Caifadine Manasse destacou as iniciativas da Rotary Club que ao longo de décadas contribuiu de forma incansável para o desenvolvimento social, para a promoção da paz, o fortalecimento da cidadania e a construção de comunidades mais justas e solidárias.
O titular do pelouro da Juventude e Desportos no Executivo liderado por Daniel Chapo enfatizou que em parceria com a Rotary Club de Maputo o Governo e o sector privado podem construir soluções duradouras para os actuais desafios assim com vindouros.
“Num tempo em que os desafios se tornam cada vez mais complexos, desde a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, a educação de qualidade, a saúde pública e a equação social, torna-se ainda mais relevante a atuação da organização como a Rotary, que inspiram ações concretas sustentáveis com impacto real na vida das pessoas. O governo de Moçambique acredita profundamente no poder da colaboração. Acreditamos que só com alianças entre o Estado, a sociedade civil, o setor privado e plataformas como o Rotary podemos construir soluções duradouras para os desafios do presente e do futuro. Por isso, reconhecemos com gratidão o papel que este clube e todos os seus membros têm desempenhado, não apenas em Maputo, mas em todo o território nacional”.

Facebook Comments