Share this
O Governo, através do Ministério da Saúde (MISAU) confirmou, na terça – feira, 22 de Julho, que desde a eclosão do surto, foram diagnosticados 13 casos de da varíola dos macacos (Mpox) no distrito de Lago, província de Niassa.
O porta –voz do Governo, Inocêncio Impissa, que falava no habitual briefing depois do Conselho de Ministros, alertou que os casos continuam a subir, daí que revelou que as autoridades sanitárias estão a envidar esforços para evitar o alastramento do surto.
“Continuam a ser acompanhados pelo sector da saúde e continuam em quarentena, em isolamento e em acompanhamento, para evitar que este problema se alastre (…) A ideia principal, o grande segredo aqui é conseguir isolar estes (13) casos e garantir que não se espalhem para mais moçambicanos e, quiçá, se conseguíssemos conter efectivamente no distrito de Lago e não pudesse sair de lá e terminar os casos, e não pudesse incrementar os números”, disse.
Recentemente, a Administração Regional das Águas do Sul (ARA-Sul) veio ao terreno revelar que suspeita que as águas do Rio Limpopo podem estar contaminadas. Relativamente a este assunto, o Executivo referiu que os exames preliminares asseguram não haver problemas que possam colocar em risco a saúde pública.
“Foram submetidos os resultados preliminares e as amostras para laboratórios da Universidade Eduardo Mondlane e do Ministério da Saúde para garantir que haja uma fidelidade dos resultados preliminares que foram obtidos através do Ministério das Obras Públicas (Habitação e Recursos Hídricos) para garantir que efectivamente o relatório consiga provar que não é nocivo à saúde humana. Essa é a nossa expectativa”, disse.



Facebook Comments