Share this
A Alemanha manifestou, esta terça-feira, o seu compromisso em apoiar Moçambique nos processos de revisão da legislação eleitoral e de descentralização em curso no país. A garantia foi dada durante um encontro entre o Chefe da Bancada Parlamentar da FRELIMO, Feliz Sílvia, e o Embaixador da República Federal da Alemanha, Ronald Anthony Munch, na sede do Parlamento, em Maputo.
O encontro teve como principal objectivo o reforço da cooperação bilateral, com destaque para a assistência técnica aos processos legislativos que visam consolidar a democracia e a governação local.
Sílvia destacou o empenho da FRELIMO em promover um diálogo político inclusivo e assegurou que as propostas e recomendações resultantes desse processo serão submetidas à Assembleia da República para apreciação e aprovação.
“A importância do apoio técnico é inegável para garantir que a legislação seja representativa das aspirações do povo moçambicano”, sublinhou o deputado, acrescentando que está prevista, para Outubro, uma visita de deputados alemães a Moçambique, que permitirá a partilha de experiências entre os dois parlamentos.
Sílvia referiu ainda que a FRELIMO tem mantido uma postura aberta à cooperação internacional e que há interesse crescente de vários países em estreitar laços com Moçambique: “Devemos continuar a cultivar estas relações que trazem benefícios mútuos”, declarou.
Por seu turno, o diplomata alemão anunciou que está em preparação um acordo jurídico que irá consolidar o apoio técnico alemão, esperando que o mesmo venha a ser submetido ao Parlamento moçambicano. Munch também mencionou iniciativas em andamento nos sectores da energia e da educação profissional, áreas que considerou fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país.
“A Alemanha manterá o seu papel de parceiro fiável de Moçambique, como tem sido ao longo das últimas décadas”, garantiu o embaixador, reafirmando o compromisso do seu país com as reformas em curso e com a melhoria das condições de vida da população moçambicana.

Facebook Comments