Moçambique com mais apoios na candidatura a membro de Conselho de Segurança da ONU

DESTAQUE POLÍTICA

Moçambique pretende ser um dos países que vão ocupar os 10 lugares reservados aos membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Nesta quarta-feira, 24 de Março, o Estado teve a garantia de oito votos.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Veronica Macamo, garantiu que eles Turquia, Portugal, Senegal, Níger, Sérvia, Colômbia, República Checa e a República da Jamaica pretendem apoiar Moçambique nesse desiderato.

“Mais do que mostrar a disposição dos seus respectivos países, mostraram ainda intensão de convencerem outros países com os quais tem boas relações a apoiar Moçambique nessa candidatura, alguns representantes deram, inclusive ideias de como ganharmos esta corrida com um grande número de votos. Estando assim, estamos confiantes que poderemos conseguir alcançar esse objectivo”, declarou Verónica Macamo.

Por outro lado, Macamo afirmou que o Presidente da República está satisfeito com os investimentos de Portugal e Turquia na perola do indico.

“O presidente da República mostrou o seu agrado em constatar que houve evolução rápida na cooperação com a Turquia. Nos dias que correm, este país por ter alcançado o estatuto de um dos maiores investidores estrangeiros de Moçambique. Com o embaixador de Portugal, o Chefe de Estado reiterou as boas relações de amizade entre os dois países e a posição de liderança que este país assume no grupo dos 10 países com maior investimento no nosso país”, descreveu Macamo.

Continuando, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação declarou “quanto as embaixadoras desses dois países, Filipe Nyusi encorajou-as a usarem a missão no país para ajudarem a revitalizar a implementação de instrumentos jurídicos e cooperação uma vez que foram assinados há bastante tempo. Apelou ainda as embaixadoras a empenharem-se mais para a expansão da cooperação, sugerindo outras áreas de cooperação bilateral”, explicou.

Nyusi convidou aos outros embaixadores para continuarem a aprimorar os instrumentos de cooperação bilateral, tendo ainda mostrado vontade de haver a concretizado o desejo de supressão de vistos para portadores de passaportes diplomáticos e de serviços por parte da contra parte colombiana.

Eis a lista dos diplomáticos acreditados

Huseyin Avni Aksoy – Turquia

António Manuel Coelho da Costa Moura –  Portugal

Safiatou Ndiaye – Senegal

Mariama Seydou –  Níger

Goran Vujicic –  Sérvia

Pavel Rezac – República Checa

Angella Veronica Comfort – Jamaica

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *