DDR: EUA instam Governo e a Renamo a tomarem medidas concretas

DESTAQUE POLÍTICA

A Embaixada dos Estados Unidos da América, em Maputo, felicita o Governo e a Renamo pelos esforços envidados para a manutenção da paz em Moçambique e pelo progresso do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), ao longo dos últimos dois anos do Acordo de Paz Definitiva.

Em comunicado enviado esta terça, os EUA defendem que os envolvidos devem continuar a tomar medidas concretas e simultâneas para cumprir os seus respectivos compromissos de alcançar um oportuno e completo DDR dos combatentes da Renamo.

“A cooperação entre o Presidente (Filipe) Nyusi e o Presidente da Renamo (Ossufo) Momade para avançar o processo de paz, bem como os esforços para combater e eliminar o terrorismo que afecta a província de Cabo Delgado, reforçam o compromisso dos dois líderes para a união de Moçambique e pelo bem-estar dos Moçambicanos”, lê-se no comunicado.

Os Estados Unidos felicitam o Governo da República de Moçambique e a Renamo, e continuam empenhados em trabalhar no âmbito do Grupo de Contacto Internacional de forma a fornecer o apoio necessário para alcançar uma paz duradoura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *