PM inaugura 64 apartamentos do projecto “habita Moçambique”

DESTAQUE POLÍTICA

O Pimeiro-Ministro (PM), Carlos Agostinho do Rosário, inaugurou, nesta sexta-feira, 10 de Setembro, no bairro do Zintava, distrito de Marracuene, província de Maputo, um total de 64 apartamentos do projecto “Habita Moçambique”, num lote de 1840 previstos.  

Trata-se da  fase II do projecto que tem como objectivo responder as necessidades habitacionais actuais das famílias moçambicanas, assim como as decorrentes da dinâmica do crescimento da população ao longo dos anos.

Falando na cerimónia de inauguração, Do Rosário disse que habitação condigna significa uma casa construída com materiais resilientes, localizada em zonas apropriadas, onde existem infra-estruturas básicas adequadas de saneamento do meio e vias de acesso.

“Governo promove acções visando garantir a infraestruturação dos espaços habitacionais através do parcelamento de terra, abertura de ruas e colocação de pontos de água e luz, de entre outros, no âmbito do Projecto de Terra Infraestruturada”.

Contudo, a maior preocupação do executivo é garantir habitação aos moçambicanos, principalmente para os de baixa renda, tendo ainda desafiado os Governos municipais a abraçarem iniciativas de construção de habitações resilientes e de baixo custo.

“A construção de casas evolutivas (tipo zero) é também feita através de empreitadas e de parceria público-privada nas zonas urbanas e rurais, visando atender as necessidades habitacionais dos cidadãos que auferem até cinco salários mínimos no âmbito do Projecto Renascer”.

O ministro fez saber ainda que para além da provincia de Maputo, o projecto está a ser implementado nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.

“ Este projecto está a ser desenvolvido na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado e no Distrito Municipal da Katembe, na cidade de Maputo”, afirmou.

Vale lembrar que o Presidente da República foi quem procedeu ao lançamento da primeira pedra deste projecto. (Angela Fonseca)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *