Maputo acolhe competição internacional de ideias verdes

DESTAQUE SOCIEDADE

No 28º dia de Setembro corrente, Mocambique será o anfitrião daquele que é considerado maior competição de negócios verdes. Naquela que será a final ao nível do continente africano, um total de 12 países vão exibir as suas ideias inovadoras para fazer face as alterações climáticas e, por outro lado, tornar o mundo num espaço cada vez mais verde.

Na competição que será realizada na capital moçambicana serão apresentadas cerca de 45 projectos, sendo que os mesmos enquadram-se em sete categorias, nomeadamente, Resiliência; Economias Circulares; Energia Limpa; Sistemas Alimentares; Mobilidade Sustentável, e Soluções Urbanas.

De acordo com a organização, dos 45 projectos que concorreram, 18 conseguiram convencer os membros de júri, tendo por isso transitado à fase final.

Entre os projectos que vão disputar os lugares de pódio existe um que foi elaborado por um moçambicano. Trata-se da Zero Waste, por sinal um projecto que promove o aproveitamento e canalização correcta dos resíduos recicláveis.

Niall Tierney, Chefe Adjunto da Missão irlandesa em Moçambique, considera que os concorrentes que alcançaram a finalíssima ao nível do continente africano são todos vencedores, uma vez desenharam projectos que trazem soluções para os problemas climáticos que o mundo enfrenta.

Importa referir que esta é a terceira vez que Mocambique faz parte desta competição internacional e, por outro lado, é a primeira que foi escolhido para ser o anfitrião do certame.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *