De acordo com os dados do inquérito Purchasing Managers Index do Standard Bank, no último mês de 2021 as empresas moçambicanas registaram uma expansão menos acentuada, uma vez que o crescimento dos novos negócios conheceu o valor mais baixo dos últimos quatro meses
Com a eclosão da pandemia do novo coronavírus, muitos são os moçambicanos que engrossaram o exército dos desempregados. Em Dezembro, em comparação com o mês de Novembro, o Standard Bank observou que os números relativos ao emprego não sofreram grandes alterações.
“Tal como se tem verificado desde Maio, o nível de colaboradores das empresas moçambicanas cresceu neste final de ano. A taxa de criação de emprego não sofreu grandes alterações desde novembro, sendo apenas ligeira. A atividade de contratação foi, de uma forma geral, associada ao aumento da procura. Quatro dos cinco setores monitorizados indicaram um aumento do emprego, com a exceção a ser o sector da agricultura”, lê-se no relatório do Standard Bank.
De acordo com os cálculos do Purchasing Managers’ Index™ (PMI), valores acima de 50,0 apontam para uma melhoria nas condições das empresas no mês anterior, enquanto os valores abaixo de 50,0 mostram uma deterioração. Olhando para os dados de Dezembro observa-se que as empresas moçambicanas tiveram um crescimento lento.
“O valor de 50,6 do PMI em Dezembro foi indicativo de uma melhoria ligeira em termos de saúde da economia do setor privado moçambicano. O índice caiu para 52,0 em Novembro, o valor mais baixo dos últimos três meses”
Por outro lado, o Standard Bank aponta que a melhoria das condições das empresas foi limitada por um crescimento bastante mais ligeiro de novos negócios em Dezembro, uma vez que “a taxa de crescimento desceu para o valor mais baixo dos últimos quatro meses, sendo que várias empresas indicaram uma menor procura por parte dos clientes e problemas relacionados com o fluxo de caixa”.
Perspectivando o presente ano, Purchasing Managers’ Index™ (PMI) aponta que as empresas moçambicanas vão permanecer fortes, garantindo que vão “conseguir expandir os seus negócios em 2022 através de mão de obra mais sólida, maior base de clientes e um alargamento do âmbito geográfico”.
Facebook Comments