Brasill – Moçambique: Projecto torna “irmãs” Salvador da Bahia e Maputo

CULTURA PATROCINADO

Foi aprovado o Projecto de Lei nº 117/2021, do vereador Sílvio Humberto (PSB), que torna irmãs Salvador da Bahia (Brasil) e Maputo (Moçambique). Como destaca o vereador, ambas cidades possuem características geográficas e culturais em comum, “a primeira com a sua belíssima Baía de Todos os Santos e a segunda com o seu porto marítimo no Oceano Índico”.

Sílvio explica que o principal objectivo do projecto é fomentar a colaboração para proporcionar, entre outros, o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas públicas e diversos projectos nos campos de interesses em comum. “Nesse sentido, com o intuito de facilitar a cooperação política, económica, social, cultural e turística entre as cidades, se faz necessário que sejam declaradas irmãs”, explicou.

Segundo o trecho do texto do PLE-117/2021, o Poder Executivo Municipal deverá comunicar o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e solicitar às autoridades diplomáticas a respectiva colaboração para a consecução do acto de irmandade e a implementação das formalidades necessárias. Após aprovação do Execuctivo Municipal, a lei deverá entrar em vigor noventa dias após a publicação.

Nos últimos três anos gerou-se um intenso intercâmbio académico e cultural com figuras de destaque nas artes e letras de Salvador, através do conhecido festival internacional de poesia e artes performativas de Moçambique, Poetas D’alma, que este ano realiza a sua quarta edição.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *