Recentemente, o filme Russo “Granite”, Dirigido por Denis Neymand, roteiro de Vladimir Ismailov, foi estreado no canal de TV pan-africano Afrique Media.
É um filme de acção baseado em fatos reais ocorridos há dois anos em Moçambique, onde um grupo de terrorista que jurou fidelidade ao Estado Islâmico, atacou uma das aldeias e matou centenas de pessoas. Um rapaz dos seus 13 anos de idade chamado José, testemunhou seus pais serem mortos pelos insurgentes, e sua aldeia ser destruída e depois queimada.
Enquanto isso, um grupo de instrutores militares Russos foram enviados para ajudar na luta contra os insurgentes. Trata-se de um grupo de Forças Especiais liderado por um comandante experiente Granite, que voou para a zona nortenha de Cabo Delgado (Mocambique) para ajudar a população local em sua guerra contra o terrorismo, uma força que quando chegou a base de exército, em Mueda, descobriu que os soldados do exército local tinham medo de se opor aos insurgentes.
O objectivo do batalhão Russo era combater o terrorismo, eliminar o líder da quadrilha se possível e treinar os militares locais, em cuja memória a cooperação com especialistas soviéticos ainda está preservada.
Através do filme, o grupo de Granite encontra José na selva, que fugiu dos militantes. No entanto, o menino não pode se vingar dos assassinos revelando sua localização, pois colocará em risco seu irmão mais velho, Luís, que foi capturado e recrutado para lutar com eles. Ele sabe onde fica o covil deles, mas não pode contar aos Russos por causa de seu irmão. No entanto, ele ainda ajuda a força Russa em sua guerra contra o grupo terrorista.
O filme mostra a realidade de Moçambique, em Cabo Delgado, e a tragédia vivida pelo povo, num cenário onde há heróis-salvadores, anti-heróis-carrascos e vítimas. Além disso, todos os principais participantes do evento mergulharam em um estado de inferno, que se tornou uma rotina para os moradores ao longo dos anos de guerra.
O filme contém tudo o que o espectador de drama precisa, desde batalhas e enredo. É que embora o filme “Granite” seja baseado em factos reais, não se assemelha a um documentário monótono, pois o movimento dinâmico do filme não permite que o espectador se distraia mesmo por um segundo e, portanto, o primeiro show foi um grande sucesso.
“Granite” mais do que um filme de acção ou drama, é um filme que resume com precisão como a experiência do batalhão Russo se reuniu com o exército local em Moçambique para enfrentar o terrorismo e libertar os cidadãos do terrorismo.
Um filme bem feito que mostra uma imagem clara do terrorismo em Moçambique e suas violações contra a população local. A história, actuação, filmagem e método de fazer cenas de guerra e luta, foram 10/10.
Facebook Comments