Cine das Quintas exibe “Impunidades Criminosas” e promove conversa com Sol Carvalho

CULTURA DESTAQUE

Esta quinta-feira, às 18h, o rooftop do Cine-Teatro Scala recebe o filme “Impunidades Criminosas”. A exibição será seguida de uma conversa com o realizador moçambicano Sol Carvalho. Trata-se de uma longa-metragem de ficção “Impunidades Criminosas” foi inspirada no conto da pesquisadora moçambicana, Maria José Artur, que “retrata a vida de uma mulher vítima de violência doméstica que mata o marido e depois vai ser visitada pelo fantasma dele”, explica Sol Carvalho, que acumula mais de 30 anos de experiência como cineasta.

No filme, são evidenciadas facetas e raízes da violência contra mulheres no país, bem como as consequências negativas derivadas deste tipo de acto. A película navega entre cultura, tradição e lei moçambicanas e convida o público a reflectir sobre temas relevantes na sociedade.

“É um filme que está em voga, nesse momento, pois trata sobre género. Eu espero estar presente para responder algumas perguntas do público e acho que vale a pena participar desse momento para podermos falar sobre esse assunto e também sobre cinema, de uma maneira geral”, convida Sol.

Sara, a personagem principal do “Impunidades Criminosas”, é vivida pela actriz moçambicana Esperança Naiene que, para além de ser atormentada pelo fantasma do marido na prisão após a morte, também é perseguida por membros da gangue a qual ele pertencia. Realizado entre os anos 2010 e 2012 e produzido por uma equipe moçambicana, o filme ganhou, no ano de 2014, menção honrosa no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTIN), em Lisboa.

Refira-se que o projecto Cine das 5as leva o cinema moçambicano a amantes da sétima arte, todas as quintas-feiras, ao Cine-Teatro Scala. O objectivo é promover e dinamizar a oferta de programação cinematográfica no país, com bilhetes no valor de 200MT e com um preço especial, no valor de 100MT, para estudantes.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *