Governo dispõe de 10 milhões de meticais para melhorar abastecimento de água em Mueda 

POLÍTICA SOCIEDADE

Para melhorar o défice de abastecimento de água no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, a Índia doou, nesta segunda- feira, 14 de Fevereiro, 10 milhões de meticais. Com esta iniciativa, mais de 200 mil habitantes passarão a ter acesso a água potável.

Ter acesso a água potável tem sido um autêntico martírio no distrito de Mueda, uma vez que a população percorria longas distâncias para conseguir o precioso líquido. Entretanto, com os 10 milhões disponibilizados pela India, de acordo com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o Governo quer fazer valer o seu programa quinquenal, ou seja, garantir que a água potável chegue a toda população.

“O memorando que assinamos constitui um enorme contributo na vida da população da província de Cabo Delgado, em particular do distrito de Mueda, área de enfoque do projecto que passará a ter água potável em abundância para consumo. É com enorme satisfação que, ao longo dos anos, a Índia tem sido um parceiro destacado de Moçambique, prestando continuamente a sua valiosa contribuição na assistência aos esforços dos moçambicanos, para fazer face aos seus principais desafios de desenvolvimento económico e social”, declarou a ministra.

Por sua vez, em representação do governo indiano, o Alto-comissário do país asiático em Maputo, Ankan Banerjee, acredita que, além dos habitantes do distrito de Mueda, o donativo vai beneficiar também a população que vive nas localidades circunvizinhas.

“Estes projectos de assistência humanitária devem ser de longo prazo, para demonstrar o compromisso do Governo de Moçambique, incluído o da Índia, em assegurar a saúde da população de Mueda e das áreas circundantes”, disse Banerjee.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *