Apesar do aumento, pode haver escassez de combustível nos próximos dias    

DESTAQUE ECONOMIA POLÍTICA

Gasolineiras queriam que o litro de combustível ultrapassasse 100 meticais

Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) anunciou, nesta segunda – feira, 23 de Maio, o agravamento dos preços dos combustíveis, apoiando-se na subida do preço do baril de petróleo no mercado nacional. O anúncio surge numa altura em que há relatos da escassez de combustíveis nas cidades de Maputo e Matola, devido a um boicote das gasolineiras que, há muito, vem exigindo o aumento dos preços. Aliás, o Evidências apurou que os operadores queriam que o aumento do combustível fosse acima de 100 meticais, o que não vincou nas negociações.

Texto: Duarte Sitoe

 De acordo com a tabela tornada pública pela Autoridade Reguladora de Energia e que vai entrar em vigor a partir desta terça – feira, 24 de Maio, o preço da gasolina vai subir seis meticais o litro passando a custar 88,30 meticais, enquanto o preço do gasóleo vai sofrer um agravamento de oito meticais, passando dos actuais   70,97 para 78,97 meticais.

O gás veicular e o petróleo de iluminação também não escaparam do reajuste anunciado pela ARENE. Enquanto o petróleo iluminação sofreu um agravamento de 21 meticais, tendo passado dos 50,16 meticais o litro para 71,48 meticais, o gás veicular subiu dos 37,09 para 40,57meticais.

O Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), Paulo da Graça, adiantou que os preços que vão entrar em vigor deviam ser maiores que os aprovados, tendo revelado que o Governo tomou a iniciativa de reduzir a taxa sobre os combustíveis em quatro meticais, apenas na gasolina e no gasóleo, visando reduzir os preços dos dois produtos.

De acordo com Graça, sem a redução do Executivo, a gasolina devia custar devia custar 87,56 e o gasóleo 88,26 Meticais.

Um reajuste que não agradou as gasolineiras

Na última semana registou-se uma crise de combustíveis nas cidades de Maputo e Matola, sendo que em algumas bombas não era possível abastecer, uma vez que os importadores estão de costas voltadas com o Governo em virtude deste não estar a subsidiar o sector. Aliás, algumas gasolineiras prometem fechar as torneiras se não haver entendimento com o Executivo no que a redução de taxas, custos e outros valores associados ao preço dos combustíveis diz respeito.

Por outro lado, a tabela dos novos preços tornada pública pela ARENE ainda não é do agrado dos importadores, visto que os consideram que este aumento ainda não é justo. De acordo com dados na posse do Evidências, os operadores queriam uma revisão em alta dos preços dos combustíveis para deixarem de depender do Governo.

Assim sendo, segundo cálculos da Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL), ao invés dos 88,30 meticais que entram em vigor nesta terça – feira, o litro da gasolina devia custar 123 meticais. O gasóleo, por sua vez, devia custar 110 meticais.

Horas antes da Autoridade Reguladora de Energia assistiu uma busca desenfreada pelo combustível no Porto da Matola, uma vez que pairam relatos de possível escassez do precioso líquido no mercado nacional nos próximos dias.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *