Campanha agrícola 2022/23: PR apela retoma da produção nas zonas libertadas

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

 O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, nesta terça – feira, 15 de Novembro, no distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, o lançamento da Campanha Agrícola 2022-2023. No seu discurso, para além de pedir a retoma da agricultura nas zonas libertadas, Nyusi referiu que a batalha contra os grupos armados que, desde 2017, semeiam luto e terror naquele ponto do país ainda não acabou.

O distrito de Mocímboa da Praia passou de zona libertada para habitada e foi escolhido como palco do lançamento da Campanha Agrícola 2022-2023.  Falando a margem daquela cerimônia, ao lado de Celso Correia, ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Chefe de Estado apelou aos agricultores dos distritos onde houve reposição da ordem e tranquilidade para voltarem a trabalhar a terra, uma vez que na sua opinião “os terroristas estão a fugir”.

No âmbito da iniciativa de assistência que, segundo o Presidente da República, vai abranger cerca de 25 mil produtores pela violência armada na província de Cabo Delgado, o Governo entregou equipamento de produção agrícola a 200 famílias de Mocímboa da Praia.

No que ao Balanço da Campanha Agrícola 2021-2022, o Executivo avançou que a mesma foi caracterizada por um crescimento de 7,4% contra os 4,7% do Plano Económico e Social do País.

O Governo, através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, aponta que os resultados da Campanha Agrícola 2021-2022 foi impulsionada por diversos factores, nomeadamente: condições meteorológicas favoráveis por conta do fenômeno “La Niña”; política de intensificação e aumento de áreas de produção geradas no âmbito do Programa Sustenta; aumento do número de produtores; incremento do investimento privado na agricultura comercial e aumento de número de produtores com assistência pública.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *