Ferroviário da Beira bicampeão nacional de basquetebol

DESPORTO DESTAQUE

Glória para o Ferroviário da Beira e honra para o Costa do Sol. Foi assim que terminou a 42ª edição da Liga Nacional de Basquetebol sênior masculino. Se por um lado, os jogadores e adeptos do Ferroviário da Beira estavam eufóricos pela glória da revalidação do título. Por outro, os jogadores canarinhos estavam cabisbaixos por não terem conseguido o principal objectivo da época.

O Costa do entrou no Pavilhão do Maxaquene ciente de que uma possível vitória do Ferroviário da Beira arrumava automaticamente as contas do título. Tal como aconteceu nas primeiras duas partidas, os canarinhos conseguiram dominaram o primeiro período, tendo marcado 20 pontos contra 19 do seu rival.

No período que antecede o intervalo, a partida foi dominada por toada de equilíbrio, ou seja, a equipa que atacava era perigosamente correspondida. Apesar da réplica oferecida pelo Costa do Sol, o Ferroviário da Beira saiu para o intervalo vencer por dois pontos de diferença, ou seja, 34 a 32.

O intervalo não fez bem ao Costa do Sol, uma vez que não conseguiu converter nenhum ponto nos primeiros cinco minutos. Comandados, mais uma vez, pelo base – armador norte – americano, William Perry, os locomotivas de chiveve conseguiram uma vantagem confortável no marcador. O primeiro período terminou o resultado 67 a 43 a maior para os campeões nacionais.

Engane-se quem pensava que o inconformismo salvaria a pele dos canarinhos no quarto e derradeiro período, uma vez que voltou a ser o Ferroviário da Beira a dominar as  tabelas. Miguel Guambe percebeu que a sua formação não tinha argumentos para parar o campeão nacional e optou por lançar jogadores que foram menos usados ao longo da competição.

Com naturalidade, os locomotivas de Chiveve terminaram o quarto período com o esclarecedor e estrondoso resultado de 83 e 56, conquistado desta forma a prova pela segunda época consecutiva e,desta vez, com o pleno de 11 vitórias em igual número de partidas.

No que aos primeiros individuais diz respeito, William Perry foi eleito o melhor jogador da Liga Nacional  de Basquetebol.

 

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *