FMI prevê crescimento real de 5% do PIB em 2023

DESPORTO ECONOMIA

Apoiando-se nos grandes investimentos nos projectos de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma e o levantamento das restrições no âmbito da pandemia da Covid-19, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projecta um crescimento real de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique.

O director-executivo-adjunto do FMI, Bob Li, para além das perspectivas do crescimento do PIB, apontou que Moçambique ainda vai ainda estará refém do apoio dos doadores e do desenvolvimento contínuo da capacidade de governação.

“Embora as perspectivas se mantenham positivas, impulsionadas por grandes projectos de gás natural liquefeito, subsistem riscos significativos, incluindo de eventos climáticos adversos e de uma situação de segurança frágil. As deficiências de governação e as vulnerabilidades da dívida também representam desafios” disse Bo Li.

Por outro lado, o Fundo Monetário Internacional tornou público, na segunda-feira (21), que concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento de Estado e, desta forma, vai desembolsar imediatamente cerca de 59 milhões de dólares para o país.

Importa referir que os 59 milhões de dólares fazem parte dos 456 milhões de dólares que foram aprovados em Maio 2021 no âmbito do regresso do daquela instituição do Bretton Wood ao financiamento do Orçamento do Estado sete anos depois.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *