Renamo e MDM felicitam jornalistas moçambicanos pela passagem do seu dia

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Os partidos da oposição com assentos na Assembleia da República, Renamo e MDM, endereçaram, está terça – feira, 11 de Abril, uma mensagem de felicitação aos jornalistas moçambicanos pela passagem do seu dia. Se para a Renamo os jornalistas são actores incontornáveis da consolidação do Estado de Direito Democrático, para o MDM os jornalistas desempenham um papel importante no fortalecimento do exercício da cidadania e uma sociedade informada.

Na data que se celebra mais um aniversário do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e o dia do jornalista moçambicano, o maior partido da oposição em Moçambique referiu que apesar das dificuldades os jornalistas continuam a ser actores incontornáveis da consolidação do estado de direito democrático.

“O Jornalismo do nosso país, hoje, celebra o seu dia numa altura em que confronta-se com vários desafios como difícil acesso as fontes, a limitação do pleno exercício da liberdade de expressão e de imprensa, a perseguição dos jornalistas entre outros. Não obstante essas vicissitudes, a classe tem cumprido a sua nobre missão de formar e informar a sociedade e tem sido um dos actores incontornáveis da consolidação do estado de direito democrático que estamos a construir”, lê-se no comunicado assinado por Ossufo Momade.

Por sua vez, o presidente do Movimento Democrático de Moçambique, Lutero Simango, referiu que os jornalistas devem aproveitar a efeméride para reflectir visando fazer o melhor para superar os actuais obstáculos.

“Os desafios são enormes num ambiente multipartidário, da evolução das tecnologias de informação, consolidação das conquistas da liberdade de imprensa e da luta pela satisfação das necessidades básicas de informar com isenção. O jornalismo moçambicano tem um papel importante na construção de um Estado de Direito, no fortalecimento do exercício da cidadania e uma sociedade informada”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *