Manuel Chang já está nos Estados Unidos da América

DESTAQUE SOCIEDADE

O antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, já está nos Estados Unidos da América. O jato Gulfstream G550, decolou no Aeroporto de Lanseria, Johanesburgo, por volta das 10h42, aterrou no Aeroporto Internacional JFK, em Nova Yorque, às 22h42, ou seja, 05h42 de acordo com fuso horário moçambicano sendo que antes fez escala em Casablanca, Marrocos.

Manuel Chang, que nos Estados Unidos da América vai responder pelo seu envolvimento na contratação das dívidas ocultas, foi transportado por agentes da unidade policial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América, ou seja, FBI.

Aliás, os agentes mandatados pelo Departamento da Justiça norte – americana chegaram à África do Sul no sábado (08), mas questões burocráticas, segundo Chrispin Phiri, acabaram adiando a extradição do antigo governante para quarta-feira, 12 de Julho.

“Houve algumas questões administrativas que tiveram de ser esclarecidas, e estamos satisfeitos que foram esclarecidas rapidamente entre nós e as autoridades dos Estados Unidos para permitir a execução do processo de extradição. Não temos sentimentos pessoais sobre o assunto, o importante é que esgotamos as nossas obrigações legais e, de facto, é importante que a Justiça seja feita, não importa onde, acreditamos que, de facto, no que nos diz respeito, realmente dedicamo-nos ao processo de extradição e uma decisão final foi tomada pelos tribunais e respeitamos o Estado de direito e a decisão dos nossos tribunais”, disse Phiri citado pela Lusa.

Superadas as questões burocráticas, Ministério da Justiça e Serviços Correcionais da África do Sul entregou, na quarta-feira, 12 de Julho, o antigo ministro das Finanças as autoridades nortes – americanas que o transportaram através do jato Gulfstream G550.

O avião que transportou Manuel Chang para o país presido por Joe Biden decolou no Aeroporto de Lanseria, Johanesburgo, por volta das 10h42, tendo aterrado no Aeroporto Internacional JFK, em Nova Yorque, às 22h42, sendo que antes fez escala em Casablanca, Marrocos.

Refira-se que na qualidade de representante do Governo, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Veronica Macamo, lamentou a extradição de Chang para os EUA, referindo que antigo governante pode ter lesado o Estado moçambicano na contratação das dívidas ocultas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *