Samurais carimbam passaporte para os quartos-de-final do Afrobasket

DESPORTO DESTAQUE

A selecção nacional de basquetebol sênior feminino, vulgarmente conhecida por Samurais, qualificou-se, na terça – feira, 01 de Agosto, para os quartos – de – final do Campeonato Africano de Basquetebol após derrotar a sua congênere da Costa do Marfim pela marca 70 a 48. Leia Dongue foi a protagonista ao totalizar 18 pontos e 11 ressaltos.

A armada moçambicana não deu espaços para manobras ao seu rival, uma vez que terminou o primeiro período com uma vantagem de 14 pontos, ou seja, 21 a 7.

No período que antecede o intervalo, a Costa do Marfim entrou disposta a mudar o rumo dos acontecimentos. Contudo Moçambique conseguiu gerir a vantagem trazida do primeiro quarto, tendo saído para o intervalo a vencer por 37 a 26.

No reatamento, o combinado nacional voltou a estar na mó de cima e voltou a ser a formação a converter mais pontos. As meninas de Carlos Aik marcaram 13 pontos contra 10 do seu rival.

No quarto e derradeiro período da partida, Moçambique voltou a espalhar o seu valioso perfume na Arena de Kigali. O selecionador nacional decidiu fazer gestão da equipa já a pensar do duelo dos quartos – de – final, mas mesmo com isso as Samurais não tiveram o pé do acelerador e terminaram a partida a vencer pelos esclarecedores 70 a 48.

Com o triunfo alcançado no play-off, as Samurais vão medir forças com a campeã em título Nigéria por uma vaga nas meias – finais da prova rainha da modalidade da bola ao cesto no continente africano no que aos femininos diz respeito.

No que as individualidades diz respeito, Leia Dongue foi a cestinha da partida com um total e 18 pontos e 11 ressaltos, secundada pela Silvia Veloso que concretizou 11 pontos e ainda conseguiu cinco ressaltos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *