INCM entrega mais uma biblioteca digital na província de Tete

DESTAQUE SOCIEDADE

A Biblioteca Pública Provincial de Tete passou de analógica a digital, em virtude de ter beneficiado de 30 computadores conectados à internet e a plataformas de acesso a acervos bibliográficos, financiados pelo Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), ou seja, Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM, no âmbito da iniciativa “Bibliotecas Digitais”.

À margem da entrega da Biblioteca Pública Provincial de Tete, o Presidente do Conselho de Administração do INCM, Tuaha Mote, referiu que um dos grandes desafios do país para a digitalização da economia tem a ver com a fraca literacia digital dos cidadãos e dos estudantes, daí ser fundamental disponibilizar este tipo de plataformas para elevar o nível de competências digitais.

“A digitalização constitui prioridade na Agenda do Governo de Moçambique.  Enquanto Regulador das Comunicações, o INCM assumiu o compromisso de responder a este desafio com algumas iniciativas que ajudam na materialização da economia digital. As “Bibliotecas Digitais” são parte dessas iniciativas. Estas acrescentarão competências digitais aos cidadãos, de modo   a acompanharem os desafios do momento”, declarou Mote.

Na qualidade de representante do Governador de Tete, Romeu Sandoca apontou que Biblioteca Pública Provincial de Tete é um espaço que levará aos jovens para outro nível de consulta bibliográfica e desenvolvimento de competências, reduzindo as lacunas no acesso a conteúdos, conferindo literacia digital aos cidadãos moçambicanos que residem em zonas com poucos recursos, através da fácil adesão às Tecnologias de Informação e Comunicação.

“Estas bibliotecas que o Governo, por via do INCM, está a implementar nesta era digital, por todas as capitais provinciais, são uma contribuição no processo de desenvolvimento do país, pois concorrem para melhoria do acesso à educação e aos conteúdos em todo o País e na Província de Tete, em particular, disse Sandoca.

Por sua vez, a directora da Biblioteca, Cordária Mário Colar, prometeu o uso racional e maior protecção do equipamento para beneficiar mais pessoas, por muito tempo, tendo explicado que existem diversos projectos a serem implementados, dentre eles a promoção de concurso literário, expansão de bibliotecas distritais, tornar a biblioteca independente, assim como introduzir cursos de informática para garantir a rentabilização e manutenção dos equipamentos.

Refira-se que a implementação das “Bibliotecas Digitais” constitui parte da visão do Governo de digitalizar o país, no âmbito do pilar de conectividade, visando colmatar lacunas no acesso aos conteúdos educacionais, num ambiente digital, assim como conferir literacia digital aos cidadãos moçambicanos com poucos recursos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *