Amélia Matsinhe eleita presidente da Federação Moçambicana das Indústrias culturais

CULTURA DESTAQUE

A artista e empreendedora Amélia Matsinhe é a nova presidente da Federação Moçambicana das Indústrias culturais (FEMICC). Matsinhe foi eleita para dirigir os destinos da FEMICC durante a segunda Assembleia-Geral, realizada no dia 14 de Julho do ano em curso, nas instalações do Complexo Big Brother, na Cidade Maputo, sendo que será coadjuvada pelo músico e também empreendedor Roberto Isaías, como vice-presidente.

Desde a sua criação, ou seja em 2020, a Federação Moçambicana das Indústrias Culturais e Criativas – FEMICC, uma agremiação que congrega organizações ligadas ao sector privado das indústrias culturais e criativas, foi dirigida por uma comissão executiva liderada por Rufus Maculuve, Roberto Isaías e Otília Aquino.

No entanto, no dia 14 de Julho, a FEMICC, coletividade que foi criada com objectivo de promover a economia criativa através do fomento das indústrias culturais e criativas (ICCs), entre elas a música, dança, teatro, cinema, audiovisual, artes plásticas, espectáculos, editorial e gráfica, artesanato, design, moda, gastronomia, entre outras, mudou de liderança e Amélia Matsinhe foi a escolhida para liderar os órgãos sociais.

Na sua intervenção depois de ser eleita, Matsinhe, que será coadjuvada pelo músico e também empreendedor Roberto Isaías, como vice-presidente, congratulou o trabalho iniciado pela comissão instaladora.

Para além da promessa de dar continuidade ao trabalho da anterior direcção, a nova presidente da FEMICC referiu o programa do seu elenco assenta três vectores, nomeadamente: Fortalecimento e Desenvolvimento Institucional; Advocacia e Diálogo; e empoderamento das indústrias Culturais”.

Refira-se Amélia Matsinhe é mestrada em História da música, sendo que actualmente dirige a Xiluva Artes, um centro de promoção das artes para crianças e representa, actualmente, a África Austral na organização continental Arterial Network, da qual é a actual vice-Presidente.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *