HCB financia construção de um Centro de Saúde em Mueda

DESTAQUE SOCIEDADE

Com o financiamento da  Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), foi lançada, no dia 31 de Julho, a primeira pedra do Centro de Saúde de Nonge, em N’gapa, Distrito de Mueda. A cerimônia foi testemunhada pelo Presidente do Conselho de Administração da HCB, Tomás Matola, e pelo Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo.

O novo Centro de Saúde de Nonge, por sinal do tipo II, orçado em 95 milhões de meticais, será composto por um bloco de atendimento externo com salas de tratamento, farmácia e laboratório.

De acordo com Presidente do Conselho de Administração da HCB, Tomás Matola, o financiamento para a construção daquela unidade sanitária surge em resposta ao desafio colocado à HCB, pelo Gabinete da Esposa do Presidente da República, de se implantar um centro de saúde no Distrito de Mueda.

“Acreditamos que esta infra-estrutura irá contribuir para a melhoria das condições de assistência médica e sanitária da população de Nonge, em particular, e do Distrito de Mueda, no geral, bem como de outras populações desta parcela do país, por quem nutrimos muito apreço, pela resiliência, sentido de missão e patriotismo”, disse Matola,

Por seu turno, o Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, teceu rasgados elogios a iniciativa da infra-estrutura e pediu ao Presidente do Conselho de Administração da HCB, um furo de água para colmatar as dificuldades da população no acesso ao precioso líquido.

Refira-se que uma mineradora que opera em Cabo Delgado prometeu equipar e apetrechar o Centro de Saúde de Nonge.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *