Mandatária da Frelimo convoca reunião com Chefes das Missões Diplomáticas para falar das VI Eleições Autárquicas

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE
  • Verônica Macamo está em conflito de interesses porque é mandatária do partido no poder

Os partidos da oposição, organizações da sociedade civil e comunidade internacional mostraram a sua indignação pela forma que foram conduzidas as VI Eleições Autárquicas. Quando se caminha a passos largos do anúncio da decisão do Conselho Constitucional (CC) , a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verônica Macamo, por sinal mandatária nacional da Frelimo, decidiu convocar todos os Chefes das Missões Diplomáticas e Representantes das Organizações Internacionais para uma reunião cuja agenda passa por partilhar informações sobre as eleições autárquicas, o que, de certa forma, deixou interrogações no seio dos partidos da oposição e sociedade civil porque Macamo está em conflito de interesses.

Numa altura em que comunidade internacional aguarda ansiosamente pelo pronunciamento do Conselho Constitucional sobre os resultados das VI Eleições Autárquicas, através de um ofício datado de 16 de Novembro de 2023 e com o número de referência 1663/MINEC/GPE-AE/329/2023, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) intimou todos os Chefes das Missões Diplomáticas e Representantes das Organizações Internacionais para falar do processo que é considerado o mais fraudulento da história da jovem democracia moçambicana.

A “operação de charme” ensaiada por Verônica Macamo gerou uma onda de indignação no seio dos partidos da oposição, uma vez que a governante, na qualidade de mandatária nacional da Frelimo, referiu após a Comissão Nacional de Eleições validar os resultados tornados públicos pelas Comissões Distritais de Eleições   que a “trabalhamos muitos para ganhar estas eleições”.

O cabeça – de – lista da Renamo na Cidade de Maputo, Venâncio Mondlane, usou as redes sociais para “picar” a titular do pelouro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, apelando para que a mesa volte a razão e cancelar a reunião.

“Mas afinal o que se está passar Mamã Verónica Macamo? Uma Senhora com conhecimentos plenos da ciência do direito a cometer um erro de proporções gigantescas. Como assim? Mamã Veronica Macamo é Mandatária Nacional do partido das burlas, uma instituição privada partidária; em simultâneo é Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação no executivo. Para que não haja dúvidas para onde pende a sua balança, entre o público e o privado, basta uma pequena atenção ao conteúdo do anexo onde ela se gaba dos dotes burlescos do seu partido. Mamã Verónica! Sei que vergonha não é palavra extinta no seu vocabulário e na sua prática de fé cristã. Então por favor! Não sepulte todo um currículo ao serviço da nação. Arrependa-se! Cancela essa burla”, escreveu Mondlane na sua página oficial no Facebook.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *