Lorna Zita diz que vencer o pitch é uma oportunidade única de tirar a sua história da gaveta

CULTURA

A cineasta moçambicana Lorna Zita é a vencedora da sessão pública de apresentação de projectos televisivos para o canal Maningue Magic, através da série “Ex-Amicíssimas”, próxima produção da AfroCinemakers.

Para a artista, ter vencido o pitch de apresentação de projectos televisivos é uma oportunidade única por “poder tirar a minha história da gaveta e contá-la na primeira pessoa.”

Para a laureada, o método usado, agora, pela Maningue Magic, mostra a sua imparcialidade na procura de melhores trabalhos de conteúdo local. Aliás, este facto mostra, acima de tudo, a valorização deste conteúdo produzido localmente e, segundo Lorna, ter o privilégio de registar a sua história na tela é o maior prémio que um criativo pode ter.

“Eu, em particular, aprecio muito o canal Maningue Magic por investir nesta produção local e acredito que seria interessante se outros canais pudessem apostar também, o nível de produção de conteúdo local seria maior”, defende a artista, acrescentando que “estes trabalhos trazem mais-valia a todos os envolvidos, porque gera emprego a tempo inteiro para actores, técnicos de som, luz, maquilhadores, entre outros”, e, consequentemente, “teríamos muitos seriados, documentários, pois há vários profissionais na praça com capacidade para o efeito.”

Entretanto, Lorna Zita já percebe alguma valorização do conteúdo local. ‘Kuga Munu’, uma produção também da AfroCinemakers, é disso exemplo. Para a artista, esta valorização é graças ao ‘Maningue Magic’. “É um canal que nasceu para fazer a diferença, apostando no que é nosso, na nossa essência, na nossa africanidade, na nossa cultura”, assume.

Para Lorna, uma das vantagens de produzir conteúdo local é permitir que os telespectadores se espelhem e se conectem com os personagens, com a história e com os locais narrados, diferentemente dos conteúdos estrangeiros que têm um distanciamento com a nossa realidade.

De salientar que “Ex-Amicíssimas”, seriado com 13 episódios, de 25 minutos cada, inicia a produção em 2024, com previsão de estreia para Maio.

Facebook Comments