Foi, recentemente, inaugurado, o Complexo Desportivo Multidisciplinar, na Escola Primária Completa Saul Filipe Tembe no distrito municipal da Katembe, uma infraestrutura construída pelo Conselho Municipal de Maputo com o apoio do FNB Moçambique.
Na ocasião, estiveram presentes o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas da Conceição Comiche, o Administrador-Delegado do FNB Moçambique, Peter Blenkinsop, o membro do Conselho de Administração do FNB, Sérgio Chitará, e ainda representantes do Ministério da Educação, do Distrito Municipal da Katembe e professores e alunos da Escola Saul Filipe Tembe.
Este complexo desportivo, cujas obras começaram em Novembro de 2023, tem como principal objectivo promover a criação de condições para a prática desportiva dos cerca de 960 estudantes da escola daquele distrito e dos munícipes dos bairros circunvizinhos – Chali, Inguide e Guachene.
Trata-se de um espaço multidisciplinar que vai acolher várias modalidades desportivas: voleibol, basquetebol, futsal, e com a particularidade inovadora de um espaço dedicado ao parkour, modalidade desportiva baseada no movimento eficiente do corpo e material reaproveitado da comunidade.
Para o Engenheiro Sérgio Chitará, “para além de ser benéfico para o corpo e para a mente, o desporto favorece a disciplina, aumenta a autoconfiança, melhora a concentração, ensina a exercer a liderança e a lidar com a competitividade de forma positiva, entre tantos outros benefícios”.
Já Eneas Comiche, Presidente do Conselho Municipal, destacou a importância da recém-inaugurada infra-estrutura escolar, considerando-a como “uma forma de garantir que os alunos que frequentam as instituições da escola, hoje e no futuro, terão um ambiente apropriado para a prática desportiva, e que de Katembe sairão talentos desportivos de importância nacional e internacional para o orgulho do Município de Maputo. Teremos oportunidade de acolher jogos distritais, provinciais e até nacionais nas modalidades de voleibol de salão, voleibol de praia, basquetebol, futsal, handebol e parkour.”
Peter Blenkinsop, Administrador-Delegado do FNB Moçambique, por sua vez, frisou que “a nossa expectativa é que esta escola sirva de exemplo e inspiração para muitas outras em diferentes partes do País, e que, a partir deste complexo desportivo, surjam não só mais iniciativas, mas também atletas de gabarito que possam representar-nos dentro e fora de Moçambique”.
Esta iniciativa expressa a importância que o desporto assume para o FNB, mas, acima de tudo, reforça o compromisso do Banco em contribuir para o desenvolvimento da comunidade envolvente, no incentivo da prática desportiva e adopção de hábitos saudáveis, com especial destaque para os mais jovens.
Facebook Comments