Hóquei em Patins: Moçambique na iminência de não participar do “Africano” por falta de fundos

DESPORTO DESTAQUE

A segunda edição do Campeonato Africano de Hóquei em Patins em seniores masculinos será disputado, entre os dias 21 e 26 de Agosto corrente, na capital egípcia, Cairo. No entanto, a selecção nacional, por sinal vice-campeã em título, pondera não participar do certame por falta de fundos. A Federação Moçambique de Patinagem (FMP) justifica que a iminente desistência deriva da falta de resposta favorável das empresas parceiras do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) que tem suportado a participação do combinado nacional em competições internacionais.

Quando faltam nove dias para o arranque da prova rainha da patinagem ao nível do continente africano, a FMP ainda não tem nenhum centavo para custear a participação da selecção nacional naquela competição que será disputada no Egipto.

De acordo com a instituição que chancela a modalidade em Moçambique, são necessários mais de 17 milhões de meticais para custear as despesas da delegação que seria composta por 26 elementos, dentre atletas, treinadores, massagista, médico, roupeiro, jornalistas e dirigentes.

A Federação Moçambicana de Patinagem lembra que “a participação de Moçambique nestes eventos é feita com base nos patrocínios de empresas parceiras da FMP e no apoio prestado pelo Estado, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD) ”, tendo revelado que quando faltam nove dias para o arranque do certame ainda não nenhuma manifestação favorável.

Os factos arrolados pela FMP poderão ditar a desistência do actual vice – campeão africano da competição o que, de certa forma, culminará a suspensão do país dos mundiais nos próximos quatro anos.

“Nestas condições Moçambique não poderá participar do evento, com todas as consequências directas e imediatas que advirão para o hóquei, para o desporto e para o país, nomeadamente, Moçambique ficará suspenso da participação dos campeonatos mundiais nos próximos quatro anos, conforme o Regulamento do WorldSkate.  Por um lado Moçambique é Vice-campeão Africano de Hóquei em Patins da WorldSkate África, fruto da sua participação no 1º Torneio Africano da modalidade, realizado em 2019, em Angola.

Importa referir que Moçambique preside o Comité Africano do Hóquei em Patins da WorldSkate África.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *