Governo garante que está a trabalhar com a TotalEnergies para retoma da construção do complexo industrial de Afungi

DESTAQUE ECONOMIA POLÍTICA

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, tornou público, à margem do Oitavo Conselho Coordenador deste sector, que o Governo está a trabalhar com a TotalEnergies para a retoma das actividades de construção do complexo industrial na península de Afungi, no distrito de palma, província de Cabo Delgado. Por outro lado, Zacarias revelou que estão a ser concluídas as negociações com os dois consórcios vencedores do 6º concurso internacional para a pesquisa e produção e hidrocarbonetos, tendo adiantado que só falta a aprovação e as assinaturas.

Em de 2021, depois um ataque junto ao seu acampamento, a Total retirou todo seu pessoal do projecto Mozambique LNG em Afungi, tendo reiterado que só retomaria as actividades mediante ao restabelecimento da ordem e tranquilidade. Volvidos mais de dois anos, o Governo, sobretudo as Pequenas e Medias Empresas, ainda anseiam pelo regresso da multinacional francesa.

Durante a sua intervenção no oitavo Conselho Coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, o titular do pelouro, Carlos Zacarias, garantiu que o Executivo está a trabalhar com a TotalEnergies tendo em vista a retoma das actividades de construção do complexo industrial na península de Afungi, no distrito de palma.

Por outro lado, Zacarias revelou que estão a ser finalizadas negociações com os dois consórcios vencedores do 6º Concurso Internacional para a Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, garantido que falta somente a aprovação e assinatura dos respectivos contratos.

“As negociações estão praticamente no fim e, no máximo, até finais deste ano, os contratos serão apresentados ao Governo para que os possa aprovar e dar início às operações”, disse o governante para posteriormente referir que “o aproveitamento dos recursos energéticos de que Moçambique dispõe torna-se mais pertinente, dado o período de transição energética que o mundo vive”.

Refira-se que, actualmente, Moçambique tem projectos de desenvolvimento aprovados para a exploração de gás natural da bacia de Rovuma.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *