EUA disponíveis para apoiar Moçambique na luta contra o terrorismo, mas…

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O Governo dos Estados Unidos da América mostrou abertura para apoiar Moçambique na luta contra o terrorismo na província de Cabo Delgado. Contudo,o Presidente da República terá que enviar um pedido formal para desbloquear a ajuda. O facto foi tornado público pelo comandante do Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM), Michael Langley, durante uma audiência concedida pelo Presidente da República.

Apesar dos êxitos alcançados com a chegada das tropas “amigas” no Teatro Operacional Norte, o terrorismo ainda constitui uma verdadeira ameaça para o país e para a região Austral, por isso, os Estados Unidos da América, no quadro do programa americano de prevenção de conflitos e promoção de estabilização, pretendem apoiar Moçambique no combate a este fenômeno que já provocou mais de um milhão de deslocados.

“Vamos trabalhar com as forças armadas moçambicanas para reforçar a sua capacidade institucional para contrariar o terrorismo. Primeiramente, esta abordagem vai ter a ver com formação e também sobre qual tipo de equipamento pode ser considerado nessa assistência. Eu não iria entrar em detalhe sobre aquilo que discuti com o Presidente, mas diria que, primeiramente, vamos avançar com equipamento não letal”, explicou Michael Langley para depois referir que a ajuda anunciada será desbloqueada mediante a um pedido formal do Executivo moçambicano.

“Nesta altura, estamos num ponto de negociação em situação em que o pedido formal virá da parte Presidente de Moçambique. Haverá detalhes, mas não temos ainda o montante específico”.

Actualmente, os ataques dos terroristas reduziram gradualmente o que, na opinião do comandante do Comando dos Estados Unidos para África, resulta do esforço do país presidido por Filipe Nyusi na luta contra os grupos armados que desde Outubro de 2017 semeiam luto e terror na província de Cabo Delgado.

“Temos conhecimento de que Moçambique e seus parceiros africanos têm tido muito sucesso no combate a este mal. Diria que estou impressionado com este esforço”, finalizou o representante do Governo norte – americano.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *