Vodacom Atribui Bolsas de Estudos para Raparigas nas áreas de Ciências e Tecnologias

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No quadro do desenvolvimento de mecanismos para acelerar a Inclusão de Género no sector das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no país, a Vodacom Moçambique anuncia a atribuição de Bolsas de Estudos para o Ensino Superior a raparigas na cidade de Maputo, no âmbito da iniciativa “Code Like a Girl”.

As beneficiárias, seleccionadas com base no seu desempenho em sessões de treinamento intensivo sobre programação, incluindo HTML, JAVA Scrip, CSS terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos e competências no Instituto Superior de Transportes e Telecomunicações (ISUTC), Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) e na Universidade Técnica de Moçambique (UDM), com os custos suportados pela Vodacom.

De acordo com Kátia Meggy, directora dos Recursos Humanos da Vodacom Moçambique, com esse programa a Vodacom pretende estimular o interesse das raparigas moçambicanas em abraçar a área de STEM, de modo a conter a disparidade de género existente nesse sector.

“Já é notável a presença de mulheres em áreas de Ciências e Tecnologias, mas precisamos de um pouco mais e esperamos que o “Code Like a Girl”, seja impulsionador da inclusão do género no sector, com incidência no desenvolvimento de Moçambique”, destacou.

Os representantes das universidades, Carvalho Madivate e Cheila Hoana, do ISCTEM e ISUTC, respectivamente, foram unânimes em reconhecer o papel da Vodacom na promoção da inclusão do género no processo de formação académica profissional nas áreas de STEM.

Por sua vez, Yúmina Tembe, uma das beneficiárias de bolsa de estudos para o curso de Engenharia Informática na UDM, disse que se sente orgulhosa por fazer parte do grupo de mulheres que vão seguir carreira na área de STEM. “Estou eternamente grata à Vodacom por essa oportunidade”, concluiu.

Refira-se que a Vodacom Moçambique, que actualmente emprega 35% de mulheres no seu quadro de funcionários, vê o “Code Like a Girl” como um pilar essencial na sua estratégia para alcançar a paridade de género. Desde o seu lançamento em 2016, o programa já beneficiou cerca de 1700 raparigas em todo o país, reafirmando o compromisso da Vodacom com a inclusão digital e o avanço educacional em Moçambique.

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