“Devemos sair daqui com o candidato” – Guebuza e Chissano

DESTAQUE POLÍTICA

Embora o assunto da sucessão não esteja na agenda principal do Comitê Central, acabou dominando a primeira parte do dia de hoje, com os dois antigos Presidentes da República e honorários da Frelimo, Armando Guebuza e Joaquim Chissano a insistirem que “devemos sair daqui com o candidato”, deixando, assim, Filipe Nyusi numa verdadeira saia justa.

Depois de um intervalo para o almoço, os membros do Comité Central estão neste momento a voltar a sala de Congressos da Escola Central do partido Frelimo para darem seguimento a segunda parte dos trabalhos do primeiro dia.

Evidências apurou que contrariamente ao que estava programado, a primeira parte da sessão de hoje acabou deixando de lado sete dos nove pontos da agenda. O debate acabou sendo dominado pela discussão em torno da sucessão, tendo, dentre outros, como pivôs dois nomes sonantes do partido.

Trata-se de Armando Guebuza e Joaquim Chissano que, sem contemplações, quebraram o protocolo e exigiram que o Comité Central discuta a sucessão de modo a que se saia da Matola com o candidato da Frelimo.

“Devemos sair daqui com o candidato”, disse Guebuza para depois ser secundado por Chissano e Américo Fumo. Em resposta, Filipe Nyusi disse que não tinha certeza se as pessoas estavam preparadas, argumento que foi imediatamente desvalorizado.

Entretanto, sob pressão, Nyusi acabou abrindo espaço para que a eleição do candidato, deixando apenas ressalva para que o debate seja dentro de balizas que devem ser previamente estabelecidas.

Facebook Comments