VONINGA promove orientação vocacional para adolescentes e jovens do ensino secundário

SOCIEDADE
  • Na província de Maputo

Um grupo de antigos alunos da Escola Secundária da Manhiça está a levar a cabo uma iniciativa de orientação vocacional a estudantes finalistas do ensino secundário geral de algumas escolas da província de Maputo.

Trata-se de um movimento denominado VONINGA EDUCAÇÃO, que é realizado à base de partilha de experiências e histórias de sucesso e mentoria, através de workshops envolvendo alunos do ensino secundário e antigos alunos das escolas visitadas.

Iniciada em 2021, esta iniciativa já abrangeu até ao momento cerca de 300 alunos da 10ª a 12ª classes de quatro escolas de igual número de distritos na província de Maputo. Parte destes alunos beneficiou-se de testes de aptidão vocacional gratuitos administrados pelo renomado psicólogo clínicos Hachimo Chagane, experimentado em matérias de orientação vocacional.

Outrossim, registos indicam que alunos que participam dos seminários de orientação vocacional conseguem à primeira vez que concorrem a uma universidade pública admitir sem grandes dificuldades, mostrando, a posterior, consideráveis habilidades para enfrentar a jornada académica.

Paralelamente aos seminários realizados nas escolas, a VONINGA promove igualmente uma interacção entre alunos e mentores, fornece material de estudos alternativo e divulga informações sobre oportunidades tais como de bolsas de estudos, concursos e intercâmbios, através do Portal VONINGA, que pode ser acedido na internet em www.voninga.co.mz.

O lançamento oficial do Portal VONINGA está previsto para a segunda quinzena do mês de Maio, entretanto o mesmo já funciona desde o ano passado.

O Portal VONINGA foi desenvolvindo com o apoio do Povo Americano. O conteúdo do portal é inteira responsabilidade da VONINGA e não reflecte necessariamente a visão do Governo dos EUA.

Facebook Comments