Governo garante que país terá autocarros (públicos) eléctricos até 2025

DESTAQUE SOCIEDADE

O Executivo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações, garantiu que até o fim do próximo o país terá 300 autocarros de transporte público de passageiros movidos a electricidade.

De acordo com o vice – ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, os automóveis vão chegar à Moçambique no âmbito do memorando do entendimento, assinado, na terça – feira, 18 de Junho, entre a METROBUS e Internacional Finance Corporation.

Amilton Alissone não avançou os valores envolvidos nesta operação que visa resolver o crônico problema dos transportes nos principais centros urbanos, mas garantiu que o projecto poderá ser replicado nas outras províncias.

“O que diz respeito à operação e outras garantias para assegurar que este financiamento ocorra tem muito a ver com aquilo que irá ser o nosso plano de mobilidade na área metropolitana de Grande Maputo, e isto tem também a ver com aquilo que serão as concessões de longo prazo, cujo os estudos e o trabalho está sendo feito para a determinação do modelo de concessão ao nível da área metropolitana de Maputo e em outros cantos do país”, declarou o governante, citado pelo O País.

Por sua vez, Amad Camal, na qualidade de representante da METROBUS, referiu que o acordo alcançado servirá para incrementar mais frotas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *