- OJM vai discutir sozinha desafios e prioridades da juventude
Entre os dias 15 e 17 de Agosto corrente terá lugar o quinto encontro nacional da Juventude, na cidade de Chimoio, Província de Manica, zona centro do país. O encontro, cuja abertura oficial será dirigida ao mais alto nível pelo Presidente da República, é visto como sendo uma plataforma em que jovens de todo o país irão compartilhar ideias, propostas e visão para o futuro da juventude moçambicana. No entanto, um pouco por todo o país têm sido questionados os critérios de indicação dos delegados, uma vez que as listas são compostas tão somente por jovens da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), braço juvenil do partido Frelimo.
A província de Maputo, por exemplo, leva para a magna reunião juvenil cerca de cinquenta delegados oriundos de todos os sete distritos e outros vinte jovens convidados, todos eles pertencentes ao braço juvenil do partido Frelimo.
Antes da partida, esta terça-feira, os delegados estiveram em retiro no distrito da Manhiça.
Contra todas as expectativas, a delegação provincial de Maputo é exclusivamente composta por jovens da Frelimo e que ocupam lugares de chefia no conselho provincial, governo da Província e no secretariado da OJM ao nível dos distrito e da Província, ignorando desta feita os critérios de igualdade e inclusão que norteiam o funcionamento da agremiação.
A título de Exemplo, dos seleccionados consta o nome Criciano Cossa, membro sénior do Secretariado Provincial da OJM e Presidente do Conselho Provincial da Juventude Moçambicana, Sibossisso Tsure, secretário provincial da OJM, Albertino Changule, secretário da OJM no distrito da Manhiça e assessor do governador da Província de Maputo para assuntos sociais.
É ainda de destacar a inclusão de Benício Mutchine, membro da OJM e próximo do actual secretário do comité provincial da Frelimo em Maputo, Avelino Mutchine, e Leonor Nhangale, membro da OJM, filha do Falecido primeiro secretário da Frelimo em Marracuene Joaquim Changale, e actual vereadora para área da Juventude e desporto no município com o mesmo nome.
Estes são apenas alguns dos 50 jovens seleccionados para durante dois dias discutirem em nome da província de Maputo os problemas dos jovens na cidade de Chimoio, onde também será aprovada a política da juventude para os próximos cinco anos. Os sortudos foram esta segunda-feira (12 de Agosto) apresentados ao governador da província de Maputo, Manuel Tule, durante a celebração do dia internacional da juventude, cuja cerimónia provincial teve lugar no distrito da Manhiça
Na ocasião, o chefe do executivo provincial de Maputo, Manuel Tule, referiu-se à necessidade de respeitar a igualdade de direitos.
“Lembrem-se que, apesar da nossa diversidade cultural, somos todos moçambicanos com os mesmo direitos e mesmos deveres, devemos contribuir para o respeito mútuo e aproveitarmos o momento para a troca de experiências sobre as alternativas viáveis para a resolução dos problemas dos jovens”, apelou o dirigente.
A Semana Nacional da Juventude, cuja abertura teve lugar esta segunda-feira com a celebração do dia internacional da juventude, celebra-se este ano sob o lema “os cliques ao progresso caminhos digitais dos jovens para o desenvolvimento sustentável”.
Facebook Comments