10 milhões foram “comidos” em pequenos levantamentos de 5 a 10 mil ou pagamentos em POS

DESTAQUE POLÍTICA
  • Filha de Pio Matos entrega, finalmente, barco, mas as contas não batem
  • Entregou um barco menor do que prometido e inadequado para Inhassunge
  • Barquinho tem característica turística e não tem capacidade para 45 pessoas
  • Extrato da conta da Filha de Pio Matos mostra padrão de saque anormal.

Depois de Pio Matos ter prometido se pronunciar, durante um discurso de campanha, sobre o paradeiro da embarcação que desde 2022 devia estar a garantir a ligação entre Quelimane e Inhassunge, transportando pessoas e bens, chegou na noite do último Domingo, a cidade de Quelimane, uma pequena embarcação com o propósito de pagar a dívida da filha do governador, Marla Matos. No entanto, a mesma é menor, com menos capacidade de transporte, e é do tipo Iate fechado, não se adequando ao transporte de passageiros e seus bens entre Inhassunge e Quelimane. Acredita-se que o mesmo possa não ter custado nem sequer a metade dos 10 milhões de meticais que foram desembolsados pelo governo, que, segundo extrato bancário junto ao processo que corre na procuradoria provincial da Zambézia, foi sendo sacado em pequenos levantamentos e pagamentos, incluindo via POS, havendo casos de valores que variam entre cinco a 10 mil meticais, o que adensa suspeitas de desvio de aplicação do referido valor.

Evidências

Cerca de três semanas depois de o governador da Zambézia, Pio Matos, ter prometido, em Inhassunge, explicar a razão da demora da Chegada do barco de 42 lugares que é aguardado desde 2022, chegou, finalmente, o barco, mas não condiz com as especificações técnicas do concurso.

É menor, com menos capacidade de transporte, e é do tipo Iate fechado, não se adequando ao transporte de passageiros e seus bens na travessia de uma margem para a outra do rio dos Bons Sinais, ligando os distritos de Quelimane e Inhassunge. Pelas imagens obtidas pelo Evidências, a embarcação serviria somente para efeitos de turismo.

A embarcação, que poderá ser apresentada publicamente nos próximos dias, foi descarregada no Porto de Pesca e encontra-se acostado debaixo da ponte móvel, enquanto se estudam formas de “burlar  a população, pois chegou a Quelimane e encontrou um outro problema, pois a acostagem do local onde deve operar é feita de betão, o que não é recomendável para permanência prolongada de um barco feito de fibra, dado o risco de se danificar.

Completamente descaracterizada para a actividade para a qual foi adquirida e sem assegurar grande resistência por ser feito de fibra de brilho, suspeita-se, até, que a embarcação seja fruto de responsabilidade social de uma das maiores empresas de capitais chineses com fortes ligações com a filha de Pio Matos.

A filha do Governador, Marla Matos, foi adjudicada por ajuste directo o concurso de fornecimento de uma embarcação para transporte de passageiros de uma margem para outra entre Inhassunge e Quelimane, no valor de 10 milhões de meticais, em Agosto de 2022, e o valor foi depositado na conta de sua empresa, Ok Corporation, Lda., com a alegação de que era o fornecedor que se mostrou disponível para cumprir o objecto do contrato.

Em Novembro do mesmo ano, ultrapassada toda a burocracia, a Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações fez o pagamento da primeira prestação de nove milhões de meticais na conta da OK Corporation Lda. Um mês depois, o Governo provincial, liderado pelo pai da proprietária da OK Corporation, Lda., pagou os remanescentes um milhão.

Com o objecto pago, começou uma longa espera pela embarcação. Passou o prazo de 12 meses do contrato e nenhuma embarcação chegava. Logo após a entrada do valor na conta daquela empresa, o valor começou a ser transferido em pequenas tranches e pagamentos pequenos em POS, o que revela um padrão suspeito, segundo atestam documentos do processo que corre na procuradoria provincial.

Sucessivas cobranças ignoradas pela menina de ouro de Pio Matos

A OK Corporation, Lda. é detida pelos sócios Ossumane Kaba, com 90% das acções, e Marla Pio Matos, com 10% de capital social. O contrato estabelecia o prazo de 12 meses para o fornecimento da embarcação. Tendo sido assinado em Agosto de 2022 e o desembolso feito em Novembro do mesmo ano, a embarcação era esperada em Novembro de 2023, contudo o prazo não foi cumprido.

A Direcção Provincial de Transporte e Comunicações chegou a enviar vários ofícios a exigir o cumprimento do contrato, mas a filha do governador, provavelmente confiando no poder do pai, mandou passear aquela direcção. Uma das notas de cobrança da embarcação é datado de 11 de Dezembro de 2023, em que aquela direção chega a ameaçar recorrer ao tribunal.

Apesar dos ultimatos e ameaças, a empresa da filha do Governador não chegou a responder, mandando passear os subordinados directos do seu pai, que se mantiveram de mãos atadas até o caso ser levado ao Gabinete Provincial de Combate à Corrupção.

E porque tudo começou em 2022, quando a DPTC, sob chefia da Fátima Oitava, decidiu, através do Ajuste Directo (01 DPTC/R. Aquis./22), datado de 12 de Maio de 2022, dar a OK-Corporation, Lda., e sem concurso público, 10.000.000,00,  a directora provincial dos Transportes da Zambézia chegou a ser ouvida pela procuradoria provincial em torno do nebuloso caso da compra daquela embarcação.

Para além de Oitava, outros directores municipais foram ouvidos na procuradoria provincial, tendo referido que aprovaram aquela empresa no concurso e transferiram o valor na totalidade sob orientações superiores.

Enquanto a empresa da filha do governador não disponibilizava a embarcação e nem sequer se dispunha a devolver o dinheiro, milhares de pessoas que vivem em Inhassunge e Quelimane continuaram a ser transportadas em condições precárias e com pouca segurança até agora.

Refira-se que Pio Matos tem cinco filhos. Contudo, são apenas três, nomeadamente Augusto Matos, Marla Matos e Amarildo Matos, que se destacam no ramo empresarial.

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