O Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA), uma organização sediada em Estocolmo, capital da Suécia, tornou público o Relatório Global sobre o Estado da Democracia. Na nova actualização, Moçambique, apesar de ter consolidado a 118ª posição na representação política, caiu na classificação geral sobre o Estado de Direito.
Para copilar o relatório, o Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral avaliou quatro parâmetros, ou seja, representação política, direitos civis, estado da democracia e participação política e civil.
Olhando para o que acontece em Moçambique, International IDEA revelou que o país consolidou a 118ª posição na vertente da representação política. Entretanto, caiu quatro lugares no parâmetro dos direitos civis, ocupando actualmebnte a 121ª posição.
Por outro lado, Moçambique teve declínio acentuado na classificação geral sobre o Estado de Direito, uma vez que caiu da 107ª para a 116ª posição, enquanto na participação política e civil desabou três lugares para ocupar neste momento a 129ª posição.
O Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA) destacou que os países lusófonos têm vindo a registar melhorias nas classificações sobre o estado da democracia global.
Na lista, recentemente, actualizada, o Brasil é o país lusófono melhor classificado na 42ª posição na representação política, 63ª em direitos civis, 53ª em Estado de Direito Democrático e 4ª posição em participação política.
Facebook Comments