A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) convocou uma reunião de emergência para discutir a actual crise pós – eleitoral em Moçambique. Na reunião em alusão realizar-se-á no Zimbabwe entre os dias 16 e 20 de Novembro em curso. A SADC entende, por outro lado, que o clima de instabilidade que se vive na pérola do Índico é uma forte ameaça para a economia de alguns países da região Austral.
De acordo com o Governo do Zimbabwe, que por sinal actualmente lidera a troika da SADC, a reunião de emergência vai abordar questões de natureza regional com enfoque para a crise pós – eleitoral em Moçambique.
“A cimeira deve ser informada sobre os principais acontecimentos políticos na região, incluindo as recentes eleições em Moçambique e no Botswana, e as próximas na Namíbia” referiu o ministro da Informação do Zimbabwe, Janfran Muswere.
Para a Comunidade de Desenvolvimento a África Austral, o actual clima de instabilidade em Moçambique é uma forte ameaça para a economia dos países vizinhos sem litoral, nomeadamente, Malawi, República Democrática do Congo, Zâmbia e Zimbabwe, uma vez que estes dependem dos portos nacionais para importações e exportações.
De lembrar que a missão de observação da SADC, não obstante as irregularidades que mancharam o processo, referiu, no seu relatório preliminar, que as Eleições Gerais, Legislativas e das Assembleias Provinciais decorreram sem sobressaltos, tendo, por isso, recebido críticas da comunicação social.
Facebook Comments